15 de Outubro. Dia mundial da lavagem das mãos.
- Assessoria de Imprensa
- 15 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2024

Entre as principais causas de morte no Brasil é no mundo, estão as infecções relacionadas à assistência de saúde.
Essas infecções, são transmitidas principalmente através do contato físico, e poderiam ser facilmente evitadas através da lavagem das mãos.
Entre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, a higienização das mãos é uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
Com o intuito de orientar gestores, profissionais que atuam nos serviços de saúde e no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a Anvisa lançou a Nota Técnica 01/2018 sobre os requisitos básicos e necessários para a seleção de produtos para higienização das mãos sem serviços de saúde.
O termo higienização das mãos engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos. Esse tipo de serviço de saúde tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de micro-organismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde.
Vale lembrar que, em hospitais, unidades de saúde ou clínicas, o manejo das pessoas que sofrem com infecções é constante e, consequentemente, os cuidados devem ser dobrados. A nota técnica elaborada pela a Anvisa, e totalmente seguida pela Associação Beneficente de Amparo à Saúde, tem o foco na implementação de melhorias em suas unidades como parte das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: Agência nacional de vigilância sanitária.
Comments